0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Dietas engordam! Sim, isso realmente é uma afirmação.

Por que 94% da pessoas falham miseravelmente nas suas dietas?

De repente você abre sua revista de dieta preferida para encontrar um método para emagrecer e o que encontra?

“Gaste mais calorias, coma menos”, “Para emagrecer é preciso consumir menos calorias e andar 3 horas na esteira”, faz sentido você pensa.

Ao seguir este tipo de estratégia você provavelmente vai se frustrar…novamente. Nem tudo se resume a gastar mais calorias do que ganha.

Na verdade TUDO não se resume a isso

Como você explica aquela dieta na qual comia apenas 900kcal, com fome durante o dia todo, se exercitando na academia e não conseguia perder 1kg de gordura sequer no final do mês?

Compreende? Isso tudo se trata de jogar a culpa dos resultados em cima de você, “Não conseguiu? Fez errado! Continue comprando a revista!”.

Essas dietas no geral são definidas para fracassar. O corpo é um organismo extremamente complexo, adaptável e possui um grande objetivo desde que corríamos atrás de mamutes…SOBREVIVER!

Quando você decide seguir a dieta da revista comendo apenas 900kcal por dia, treinando pesado na academia, correndo, fazendo zumba e caminhando na esteira o que será que seu corpo está pensando?

CATASTROFE! Vamos Morrer! A comida do mundo está acabando e a partir de agora eu preciso usar minhas calorias com mais inteligência. Preciso estocar meus níveis de gordura, caso contrário posso morrer se isso se prolongar

Nesse momento seu cérebro reptiliano (aquele da sobrevivência) manda um sinal para a glândula tireoide, que controla seu metabolismo, e pede pra ela reduzir a quantidade de “trabalho” ou seja, gaste menos recursos (calorias).

Seu corpo sabe que seus músculos são estruturas complexas e caras para se manter, dessa forma para estocar energia ele começa a queimar tecido muscular para poupar.

Nesse momento seu corpo começa a mandar sinais de que você precisa se alimentar de forma urgente. Mas você acreditando que é nessa hora que o milagre acontece vai para a academia correr na esteira…

Mas que pessoa insana, pensa seu corpo…e para dar um jeitinho, lembre-se, ele precisa sobreviver, se autorregula para consumir o mínimo do mínimo de energia

E sabe o que acontece agora? Adivinha…

Aquela tentação por lasanha, pizza, hambúrguer, massas ou aquele doce da padaria ao lado, surge e surge com força total, é o seu corpo lutando pela sobrevivência!

Ainda somos primitivos nessa situação. E lutar pela sobrevivência é mais importante, culpe seus antepassados.

Seguindo nessa dieta por um tempo você logo nota que vive constantemente com fome, fraco e que já não está perdendo mais peso e se frustra novamente.

Parar neste caso é a melhor opção, e sim, você ou seu corpo tomou a decisão correta. Aqueles que seguem firmes agravam e muito a situação.

Porém, agora seu corpo está totalmente pronto para receber e estocar comida, enquanto ainda trabalha de forma reduzida. Se você já fez alguma dieta já sabe o resultado, irá ganhar peso mais facilmente do que antes, e agora com menos composição muscular e mais gordura.

Sabe aquele relacionamento amoroso ruim em que se meteu a alguns anos atrás? Então, você aprendeu com ele a se livrar das enrascadas certo? (espero que sim)

Seu corpo trabalha da mesma forma, ele aprendeu após algumas dietas a farejar elas de longe.  Você certamente já percebeu que a cada nova dieta tudo parece ficar mais difícil, e sim, isso faz todo o sentido!

Algum tempo depois você percebe que o ponteiro da balança já não desce mais apesar do esforço na dieta e nos exercícios.  A vontade de meter o pé na jaca é cada vez maior.

Não estou aqui dizendo que esse tipo de dieta não emagrece. Ao encarar a esteira, malhar na academia e adotar uma dieta com baixíssima caloria ao subir na balança você se sente super satisfeito, pois viu que perdeu 5, 6, 7, 8 kgs em um curto período de tempo.

O que você não nota é que este peso geralmente é oriundo de agua, músculo e um parcela ínfima de gordura.

Se você deseja emagrecer, perder tecido muscular é a pior solução.

Querer resultados rápidos e fáceis para emagrecer te levam muitas vezes a seguir cardápios de olhos fechados. Não siga dicas e sugestões às cegas, procure se informar sobre o que consome.

Cardápios prontos te colocam em uma situação em que não pode controlar e tudo que você precisa é ter controle sobre sua dieta e alimentação.

Lembre-se seu corpo é um organismo complexo e diferente do da modelo da capa.

Procure se informar sobre tudo o que consome, incluindo informações. E o que fazer para resolver este problema? Vamos tratar desse tema no próximo Post

No momento a conclusão a que podemos chegar é que a longo prazo

Dietas Engordam!

 

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×