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Será que existem Benefícios de uma dieta rica em gordura?

Na década de 1950 houveram algumas pesquisas que se tornaram famosas mesmo sem qualquer comprovação científica. 

O cientista Ancel Keys afirmava veementemente que a gordura saturada estava sendo responsável por ataques cardíacos das mais variadas formas e que a saúde em geral estava sendo prejudicada por esse monstro.

A pesquisa do cientista não é apenas falha. Há diversos indícios de que o mesmo forjou resultados para que parecessem reais, pior que isso, aproveitando-se da situação a indústria de alimentos jogou a culpa de seus industrializados ricos em açúcar para a gordura, podendo assim comercializar suas bombas calóricas livremente.

A indústria então passou a desenvolver produtos com menos gordura e para compensar o alimento sem gosto algum adicionaram cada vez mais açúcar em suas receitas.

As prateleiras de supermercados foram abarrotadas de produtos com quase zero gordura e muito de açúcar. Nunca estivemos mais gordos.

Após mais de 60 anos a cultura de que a gordura faz mal ainda está enraizada em nossa mente. E o pior, passamos esta nossa “verdade” para outras pessoas.

Para falar a verdade alguém cometeu um crime e a gordura estava lá, na hora errada e local errado, levou a culpa.

Diversos estudos científicos apontam que a gordura no geral é inofensiva, ela é na verdade uma das melhores formas de ativar seu cérebro, melhorar seu desempenho, te deixar mais ativo, regular seus hormônios, etc. Ela não só faz bem, é essencial.

Essa ideia parece ir contra o que conhecemos, e na verdade vai. A corrente majoritária te manda ficar longe da gordura e adotar hábitos que a deixem de lado, mesmo isso não sendo verdade. É mais fácil para entender e aceitar cortar gordura do que cortar carboidratos ou açúcar por exemplo.

 

Dietas com pouca gordura e a fome constante…

 

Se você já fez alguma dieta com baixo teor de gorduras, regulando a ingestão de diversos alimentos, sabe que ela te deixa “miserável”.

As pessoas podem até notar que você está mais magro ou magra, mas a aparência no geral não é legal. Você fica pálido, sem força e se sente cada vez mais cansado durante o dia.

Normal!

E sabe por que? Nosso cérebro é composto principalmente por gordura e precisa dela para a construção e manutenção. A gordura é também responsável por ajudar na transmissão de vitaminas e minerais.

Dietas desse tipo são insustentáveis, você está com fome todo o tempo e quando cai em um deslize acaba comendo uma pizza inteira de uma vez. É seu cérebro pedindo socorro.

 

5 Benefícios de uma dieta rica em Gordura

 

1 – Elas são fontes de energia e de queima limpa. Mantém seu corpo e cérebro trabalhando em capacidade máxima

2 – A gordura retarda a absorção de carboidratos, o que mantém os níveis de glicose no corpo sobre controle. A ingestão de carboidratos, como explicado no vídeo abaixo, causa um pico de insulina no seu corpo o que pode desencadear em vários problemas. (Ative a Legenda)

3 – Ela te deixa saciado por mais tempo. Em contrapartida você vai comer cada vez menos e substituir grãos processados e açúcar por combustível de verdade.

4 – Gorduras de qualidade contém vitaminas lipossolúveis como A, D e K. Comer alimentos como vegetais que possam ser preparados com gordura boa como da manteiga ghee por exemplo, vai fazer com que a absorção dos nutrientes seja muito melhor.

5 – Comparado com proteínas e carboidratos, a gordura tem menor impacto nos níveis de insulina. A insulina é a resposta do organismo aos altos níveis de açúcar no sangue.

Quando isso é detectado seu pâncreas passa a bombear insulina para controlar esses níveis, quem trabalha de mais um dia se cansa não é?!?  E nesse momento que a diabetes aparece. Não deixe que ele desista de você, se controle mais.

 

Mas e o Coração?

Não há evidencias de que a saúde do seu coração seja alterada por um consumo maior de gordura. Um dos maiores estudos sobre gordura e saúde apontou realmente que esta pode aumentar um pouco seu colesterol, mas colesterol baixo não significa ter uma vida longa.

O aumento do colesterol está mais associado ao consumo de gorduras vindas principalmente do óleo de milho, do que de alimentos que são fontes de gorduras mais saudáveis. Não há estudos que comprovem que um consumo de gordura pode provocar ou aumentar doenças cardíacas.

 

Quais passos devo seguir para ter uma dieta baseada em gorduras?

 

Aprenda a escolher suas gorduras. Nem todas provém da mesma fonte e nem tampouco são criadas da mesma forma. Algumas gorduras alimentam seu cérebro e te deixam energizado, enquanto outras vão fazer com que você escolha alimentos ruins. As de fonte mais natural são geralmente as melhores. Prefira escolher as orgânicas.

Concentre-se na qualidade e não na quantidade. Quando você se concentra na qualidade seu organismo passa a aceitar sua nova rotina de alimentação mais fácil. Seu nível de estresse cai e a alternância de humor diminui. Alimentos de qualidade e boa procedência realmente podem fazer uma grande diferença na sua dieta.

Elimine e adicione. Vá eliminando alimentos ricos em carboidratos. Se você consumir alimentos ricos em gordura junto com carboidratos provavelmente vai engordar, não os consuma no mesmo horário. Se você sentir que não está funcionando, repense.

 

Alimentos ricos em gorduras boas que você pode adicionar a sua dieta hoje mesmo

Óleo de Coco. Possui triglicerídeos de cadeia média, reduz o apetite, diminui doenças cardiovasculares, e aumenta a taxa de queima de gordura em repouso.

Chocolate Amargo 70%. Tem efeito estimulante parecido com a cafeína, porém mais suave. Aumenta o fluxo sanguíneo, é cheio de fibras, cobre, manganês, antioxidantes e gordura saudável. Esteja atendo a quantidade de açúcar adicionado

Gema de Ovo. Dê preferência a ovos criados de forma natural e não os de indústria, esses são cheios de hormônios e podem fazer mais mal do que bem. Eles tem proteínas que ajudam na construção muscular e diversos outros benefícios que contribuem inclusive para a saúde dos olhos.

Óleo de Krill e Óleo de peixe. Estudos apontam que o ômega-3 tem poder de reduzir doenças cardíacas e potencializar o cérebro. É considerado essencial para o homem. Aqui tem um artigo que mostra como o consumo de ômega-3 pode contribuir para sua saúde.

Manteiga ghee. É rica em vitaminas solúveis, gorduras e minerais essenciais. Caso não encontre em sua cidade você pode aprender a faze-la nesse link.:

Carne vermelha. Assim como os ovos, dê preferência as proteínas criadas com pasto e não em confinamentos. Elas ajudam na construção muscular, além disso possui zinco, ferro e boas quantidades de ácidos graxos que estimulam o cérebro.

Óleo de abacate. Tem substancias parecidas com as do azeite e resiste mais ao calor.

Passe a adotar a gordura como sua aliada e verá excelentes resultados. Faça um exame de sangue antes de adotar este estilo de vida, assim você poderá mensurar seus resultados.

Procure um Nutricionista para te ajudar a controlar sua dieta, mas cuidado, encontre um que realmente entenda que a comer gordura não é crime.

Faça escolhas mais saudáveis

Viva Consciente!  

 

 

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