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A ideia de “cair na malhação” assusta e desestimula muita gente, pessoas que não gostam do ambiente da academia ou não querem uma rotina de exercícios pesada, podem optar por algo mais leve e totalmente eficaz. Entenda os Benefícios da Caminhada e adote essa prática hoje mesmo!

Você pode começar agora a se exercitar e obter excelentes resultados para saúde dando apenas um passo, literalmente falando. Caminhadas diárias com um ritmo constante pode ser o melhor exercício para o seu coração. Uma caminhada de 20 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo depois de apenas uma semana.

Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, eis alguns benefícios dessa prática:

          1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante 40 minutos reduz a pressão arterial até 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício o fluxo de sangue aumenta, fazendo os vasos sanguíneos se expandirem e consequentemente diminuindo a pressão.

Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. “Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas”, explica o fisiologista Paulo Correia.

          2.Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

          3.Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental trazendo benefícios para o humor e à autoestima.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por poucos minutos diários.

          4. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que o efeito antienvelhecimento do exercício pode ajudar também ao cérebro, pois, aumenta as conexões  e reduz os riscos de problemas de memória e atenção.

“Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumenta a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos”, comenta Paulo Correia.

          5. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono.

“Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia.

          6. Mantém o peso em equilíbrio e Emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. “É claro que caminhar emagrece.  Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras”, afirma Paulo Correia.

O papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostraram que mesmo horas depois do exercício a pessoa continua a emagrecer, devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

           7. Protege contra derrames e infartos

Quem caminha se protege de doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. “Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam”, diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins (que se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos), como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

Esse post é um simples resumo, os benefícios de caminhar são imensos. Procure maiores informações e consulte sempre um profissional de Educação Física para a melhor prática. 

 

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